glória gloria3 gloria4 Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

A Canastra da Serra e a Babilonia do Vale

  • 5 de nov. de 2009
  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores: , , , , , , , , , , , , , ,

  • Serra da Canastra / Vale da Babilonia - São João Batista do Glória - MG - Brasil





    A região da Serra da Canastra, localizada no sudeste de Minas Gerais, é importantíssima na conservação da biodiversidade e mundialmente famosa por apresentar as nascentes do Rio São Francisco. Parte de suas terras é protegida pelo Parque Nacional da Serra da Canastra desde 1972. Devido à expansão econômica da região naquela época e à pressão política e econômica, 2/3 desta área nunca foram regulamentados, ou seja, apenas aproximados 71.500 hectares foram desapropriados e são hoje efetivamente protegidos.




    Estudos apontam que os quase 130.000 hectares que hoje pertencem às famílias locais são áreas essenciais para a recarga de águas que chegam até o sudeste e nordeste brasileiro (bacias do São Francisco e do Paraná) bem como para a manutenção da vida silvestre regional. São serras e vales que combinam belas paisagens compostas por ambientes frágeis e espécies raras, ameaçadas e que não existem em lugar outro no mundo. São ecossistemas sujeitos a ocupação e exploração humana em vários graus. Uma mescla de atividades conduzidas pelas mãos dos pequenos sitiantes – respeitosas à preservação das águas, fauna, flora - com outras de exploração comercial, com interesses econômicos que vão além das cifras que os produtores da serra estão acostumados a tratar. São interesses de grandes pecuaristas do norte do Estado de São Paulo, do Triângulo Mineiro, de Goiás, que se aproveitam das dificuldades dos moradores locais para comprar suas terras e transformar todo o sistema frágil. Ainda temos na região um interesse infindável por parte de empresas mineradoras de quartzito (pedra mineira) e diamante.

    Com Informações "Instituto Pró-Carnívoros"



    Cachoeira Casca D'Anta


    Símbolo da nascente do Rio São Francisco no Parque Nacional da Serra da Canastra
    Na região de Franca existem várias opções de lazer ideais para o período de férias, entre elas as estâncias hidrominerais de Termópolis. O sossego das montanhas, o apelo cultural das velhas casas de fazenda e as propriedades medicinais das águas termais, aliados à várias opções de passeios são alguns dos atrativos deste lazer.



    conheça mais


    + Cachoeira Casca D'Anta




    Nos limites do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce, o rio São Francisco percorre cerca de 14km até atingir a escarpa da Serra da Canastra, onde forma sua primeira cachoeira, a Casca D'Anta. O nome Casca D'Anta vem de uma espécie de árvore conhecida popularmente como Casca de Anta (Drymis brasiliensis) que antigamente ocorria nas proximidades da cachoeira.

    Com uma queda de quase 200m de altura, é uma das mais altas do Brasil. Na época das chuvas mais intensas, de dezembro a fevereiro, o barulho da cachoeira pode ser ouvido a quilômetros de distância.


    VEJA AS DISTÂNCIAS


    São Roque de Minas - MG   à

    Araraquara 390 km

    Araxá 220 km

    Belo Horizonte 320 km

    Brasília 840 km

    Campinas 440 km

    Divinópolis 210 km

    Formiga 130 km

    Franca 200 km

    Passos 145 km

    Piumhi 60 km

    Ribeirão Preto 310 km

    Rio de Janeiro 620 km

    Santos 600 km

    São Paulo 530 km

    Uberaba 350 km

    Uberlândia 410 km
    *Aproximadamente"


    Como chegar até no Parque Nacional da Serra da Canastra:



    •• Belo Horizonte: BR262 sentido triângulo mineiro - MG050 à partir de Juatuba, sentido Passos, passando por Itaúna, Divinópolis, Formiga, Pimenta, até Piumhi - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.

    •• São Paulo: SP348 até Campinas - SP340 até Mococa - Estrada secundária até São Sebastião do Paraíso - MG050 até Piumhi (passando por Passos) - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.


    •• Rio de Janeiro: Seguir pela DUTRA até Engenheiro Passos (depois de Resende), dai seguir por estradas secundárias passando por Itamonte, Pouso Alto, Caxambu, Cambuquira, Três Corações, Varginha, Paraguaçu, Alfenas, Areado, Alterosa, Carmo do Rio Claro, Alpinópolis - MG050 à direita até Piumhi - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.

    •• Araxá: Seguir pela MG428 em direção a Sacramento - Entrar à esquerda em estrada secundária para Tapira - Estrada de terra que corta o Parque Nacional da Serra da Canastra (aprox 85km).

    •• Uberaba: Seguir até Araxá ou então Seguir até Sacramento - 20km depois entrar à Direita na estrada que corta o Parque Nacional da Serra da Canastra (mais de 100km de terra).

    •• Ribeirão Preto: SP334 até Batatais - SP351/MG050 até Piumhi (passando por São Sebastião do Paraíso e Passos) - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.

    •• Franca: Seguir por estradas secundárias até Itaú de Minas - MG050 até Piumhi (passando por Passos) - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.

    •• Goiânia: BR153 até Itumbiara - BR452 até Tupaciguara - Estrada secundária até Uberlândia - BR452 até Araxá - Seguir indicações desta cidade.

    •• Brasília: BR040 até Uberlândia - BR452 até Araxá - Seguir indicações desta cidade.

    •• Montes Claros: BR135 até entroncamento com BR040 - Entrar à direita e seguir por cerca de 10km até o entroncamento com estrada para Pompéu - Seguir até Bom Despacho passando por Martinho Campo - BR262 até trevo para Córrego Danta - Entrar à esquerda e seguir até Bambui - Atravessar a cidade e seguir por estrada secundária sendo 17km de asfalto e 40km de terra.





    São João Batista do Glória tem feriado movimentado por turistas.

  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores: , , , ,
  • Escrito por Cássio Henrique/Rádio Colina Fm




    Comprovando a necessidade da Ponte que ligará Passos à São João Batista do Glória, foi registrado um movimento intenso nas balsas que ligam as duas cidades através do Rio Grande neste feriado prolongado.

    Além do acesso por balsa, muitos turistas preferiram aumentar a distância e utilizar os acessos de estrada de terra para chegar até a cidade das cachoeiras.

    O final de semana prolongado teve uma grande movimentação de turistas em São João Batista do Glória. A maioria dos turístas, do interior paulista e grandes centros, procuraram a pacata cidade em busca de tranquilidade e contato com a natureza.

    Os 3 acessos para chegarem no Glória foi movimentado nos 3 dias. No porto, mesmo com a operação das 2 balsas, as filas ultrapassaram 1km, uma verdadeira prova de paciência debaixo de sol forte e muita poeira para fazer a travessia do Rio Grande. Segundo informações de Josias Garcia – Coordenador do Departamento de Transporte Fluvial de São João Batista do Glória, passaram no final de semana pelas balsas 2668 automóveis utilitários, 535 motocicletas e 52 automóveis/reboque com motocicletas.


    Com esses dados ele disse ainda que uma média de 12% optaram pelos outros acesso, como estrada Glória/Furnas e Glória/Delfinópolis no caminho de volta para casa.São João Batista do Glória que é considerado uma cidade turística com muitas cachoeiras, trilhas e tem um povo acolhedor tanto na zona urbana quanto na zona rural, principalmente nas pousadas onde se torna os pontos mais movimentados nos feriados nacionais.