glória gloria3 gloria4 Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

Espaço Minas Gerais destaca potenciais turísticos da Serra da Canastra

  • 11 de mai. de 2010
  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores: , , , , ,

  •  O Espaço Minas Gerais recebe , na capital paulista, o evento ‘De Araxá às Trilhas da Canastra’, que visa apresentar as potencialidades turísticas da região mineira a agências de viagens, operadoras de turismo, organizadores de eventos e investidores do segmento. Durante o evento, os profissionais do turismo poderão conhecer os novos roteiros turísticos lançados durante o ‘3º Salão Mineiro do Turismo’, em abril, em Belo Horizonte.

    José Heitor e vice-prefeito de São João Batista do Glória são cassados pelo TRE


    Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiram nesta quinta-feira (6), por quatro votos a um, cassar o mandato do prefeito de São João Batista do Glória (Sudoeste de Minas), José Heitor de Oliveira (DEM) e de seu vice, Celso Henrique Ferreira. Eles foram acusados de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições 2008. Por se tratar de um recurso contra expedição de diploma, apesar da cassação os dois permanecem no cargo até o julgamento final do caso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme o artigo 216 do Código Eleitoral.
    A decisão acompanhou o voto do relator do caso, Juiz Benjamin Rabello. “A enorme quantidade de materiais liberados às vésperas das eleições comprometeu a lisura do pleito”, entendeu Rabello. Para o juiz, houve “comprovação da prática de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio”. “Esclareço que quanto ao abuso de poder econômico, entendo que os fatos devem ter um enorme alcance, a ponto de desequilibrar o pleito, ou seja, afetarem a normalidade e legitimidade das eleições”, ressaltou em seu voto.
    Votaram pela cassação, além do relator, o desembargador Kildare Carvalho, os juízes Mariza Porto e Maurício Torres. Apenas a juíza Maria Fernanda Pires não votou pela cassação.
    O Recurso contra a Expedição de Diploma contra o prefeito e o vice de São João Batista do Glória foi apresentado pela Coligação adversária "Bom Para o Glória, Bom Para Todos" e pela segunda colocada no pleito Aparecida Nilva dos Santos (PMDB) e seu candidato a vice, Sebastião da Silva Reis. No processo, o grupo alegou que houve utilização da máquina administrativa em proveito das candidaturas de José Heitor (que era o vice-prefeito eleito em 2004) e Celso Henrique.
    Os eleitos foram acusados de distribuir grande valor em dinheiro a diversos eleitores em troca de votos e apoio político. Além disso, os autores do recurso no TRE alegam que houve distribuição de materiais de construção (durante o período eleitoral) que teria sido faturado pela Prefeitura.
    Confira o resultado das eleições 2008 em São João Batista do Glória:
     
    Candidato
    Part./Colig.
    Votos
    %
    ZÉ HEITOR
    DEM - PP/PT/PR/DEM/PSDB
    2.581
    56,27
    NILVA
    PMDB – PMDB/PTB
    2.006
    43,73
    Brancos
     
    57
    1,17
    Nulos
     
    220
    4,52