glória gloria3 gloria4 Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

Cantinho de Minas é campeão do Festival Sabor de Passos 2010

  • 10 de nov. de 2010
  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores: , , , , ,
  • Cantinho de Minas, da cidade de São João Batista do Glória, foi o grande campeão da terceira edição do Festival Sabor de Passos da FESP. O prato Rango na Roça”, foi o escolhido como o melhor petisco do ano. O estabelecimento também ganhou na categoria “Melhor Banheiro”. O Botecão 2010 – festa de encerramento do concurso, foi nesta terça-feira (09/11), no Bloco 4 da FESP. A Banda Saudade da Zona animou a galera.
    A disputa foi acirradíssima, com várias categorias sendo decididas por poucos décimos.
    Na categoria “Melhor Tira-Gosto com Produtos Regionais” o campeão foi o bar e restaurante Pilão, que participou com o prato “Três Porquinhos”.
    O prêmio “Especial do Júri” foi dado ao bar do Turvo, que concorreu com prato “Trilápia do Turvo”.
    Nesta edição, o Prêmio de Melhor Tira-Gosto recebeu o nome de Maria Alice Almeida Neves, em homenagem à proprietária da Casa de Caldos Bem Feitinhos, que faleceu em 2010.
    A Casa de Caldos Bem Feitinho recebeu, pela segunda vez, o prêmio de “Melhor Atendimento”, que já havia sido entregue a Casa em 2008.

    Glória consolida programa de coleta seletiva

  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores: , , , , ,


  • S.J.B.GLÓRIA - O município de São João Batista do Glória saiu na frente e mantém uma UTC (Usina de Triagem e Compostagem) em pleno funcionamento. Oito profissionais estão envolvidos no projeto trabalhando diretamente na separação dos materiais, além dos funcionários que cuidam da operação dos maquinários. 

    Para se ter uma ideia do quanto a cidade avançou nessa área, as UTCs vêm se desenvolvendo no Brasil desde 1969. Mas segundo informações de 2008, dos Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades, apenas 7dos municípios brasileiros possuem programa de coleta seletiva. Seria o mesmo que dizer que 405 municípios, com 26 milhões de habitantes, praticam a coleta atualmente no país.

    A cidade do Glória vem desenvolvendo há algum tempo a conscientização da população para que as pessoas possam separar os materiais em casa, e assim facilitar o trabalho das operadoras da triagem. Um convenio entre a prefeitura e a Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos) trouxe alunos do curso de Engenharia Ambiental que foram de porta em porta incentivando e explicando a necessidade da separação para a ajuda ao meio ambiente. 
    Segundo Marcelo dos Reis, coordenador da UTC, o trabalho vem dando resultados significativos. Na unidade gloriense, além do material reciclado, são separados restos de alimentos, frutas e verduras, que passam por um tratamento para virarem adubo orgânico para depois serem aproveitados nos jardins e praças da cidade a fim da fertilização da terra.

    Rotina
    Durante oito horas diárias, as funcionárias trabalham na separação dos materiais. Elas revelam que muitas já passaram mal por causa do cheiro muito forte e por já terem encontrado carniças e vários animais em decomposição, entre outras coisas. 


    Aparecida Clarinda Pereira, 51, trabalha na UTC há quatro anos. Ela comentou que depois da divulgação e do trabalho desenvolvido pela parceria, o lixo começou a chegar mais selecionado na usina, o que facilita o trabalho e a arrecadação, uma vez que o salário é proveniente da venda dos materiais recicláveis.
    Ao ressaltar que o trabalho é muito importante para a cidade, o coordenador Marcelo dos Reis diz que a cidade produz uma média de 90 mil quilos de lixo mensalmente. A cada 12 dias saem aproximados 18 mil quilos de material reciclável contribuindo de forma significativa com a preservação ambiental.  (Fotos: Danilo Soares)
  • 9 de nov. de 2010
  • Danilo José Soares Marques