glória gloria3 gloria4 Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

Aventura em todos os cenários

  • 5 de set. de 2011
  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores:

  • A edição 162 da Aventura&Ação já está nas bancas oferecendo um clássico cardápio de cenários e opções de aventura junto à natureza no Brasil e no mundo.
    A edição 162 da Aventura&Ação já está nas bancas oferecendo um clássico cardápio de cenários e opções de aventura junto à natureza no Brasil e no mundo. Na reportagem especial de capa, uma das grandes mecas da aventura, a Nova Zelândia, exibe suas alternadas e deslumbrantes paisagens, que variam de vulcões com cumes nevados às belas praias, passando pelos parques nacionais que celebram a mais diversa vida ao ar livre. São 16 páginas falando desse paraíso, que é visto como o mundo ideal pelos aventureiros de qualquer parte do planeta.balaonacanastra
    Entre os roteiros especiais, confira os principais atrativos do Petar (SP), que abriga a maior concentração de cavernas do Brasil. Situado no Vale do Ribeira, o Parque guarda vale, montanhas, trilhas e dezenas de cachoeiras em meio à Mata Atlântica preservada.
    Outro prato cheio para quem gosta de se aventurar é a selvagem expedição no Amapá, uma terra para os mais audaciosos, interessados em caminhadas surpreendentes em meio a uma das regiões mais selvagens do mundo. E não para por aí, um roteiro completo em Rondônia também se destaca na edição. Navegar pelo Rio Madeira contemplando árvores centenárias e aves exóticas, conhecer o folclore, a gastronomia e as histórias da Amazônia são alguns dos prêmios para quem chega ao Estado, que guardam mistérios e belezas da Floresta Amazônica.
    Nas editorias esportivas, começamos com um desafiante pedal na Estrada do Céu, na Serra da Canastra (MG), um circuito exigente que alterna serras, cachoeiras, trilhas e cânions que cortam gigantescos campos rupestres, verdadeiros cartões-postais na região de Delfinópolis; virando a página, um relato dos canoístas que remaram de Ubatuba a Parati, um dos trechos mais cênicos do litoral brasileiro. A equipe, pouco experiente, mas com muito astral, passou por mais de 100 praias e viveu intensamente o esporte, a natureza e a cultura caiçara; já a próxima parada é em Abrolhos, na Bahia, que oferece um mergulho no berço das baleias-jubarte, repleto de vida, cores, naufrágios e cavernas; a escalda, dessa vez mais refrescante, acontece em Alagoas, nas novas vias de psicobloc descobertas na região e, ainda, uma homenagem ao escalador Bernardo Collares, uma das personalidades mais admiradas do montanhismo brasileiro que foi vítima de um acidente no Fitz Roy e comoveu a comunidade da escalada no Brasil.
    Além disso, quatro novas editorias estréiam nas páginas da Aventura&Ação: “Na Estrada”, traz o perfil do casal Danusa e Fernando, que resolveu dar um tempo do trabalho e empreender uma volta completa no globo; “Aventura em Família” traz relatos e dicas de famílias que trocaram os passeios em shoppings e parques temáticos por experiências inusitadas e enriquecedora para os pequenos, nessa edição, uma viagem para Costa Rica com a criançada.
    Já no caderno socioambiental, além das estreantes “Turismo de Base Comunitária”, que traz dicas para curtir os roteiros que integram paisagem, cultura e interação com comunidades tradicionais e modos de se relacionar entre si e com a natureza; e“Parques do Brasil”, uma editoria que vai falar um pouco sobre cada tipo de unidade de conservação brasileira, estreando, o Parque Estadual da Ilha Grande, saiba mais sobre o polêmico projeto que pode alterar o Código Florestal Brasileiro e uma reportagem sobre o Dia Mundial da Água.