glória gloria3 gloria4 Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

São João Batista do Glória >> Viver Aqui e a Glória....

  • 6 de jun. de 2007
  • Danilo José Soares Marques
  • SÃO JOÃO BATISTA
    DO GLÓRIA

    Caminhada na Serra da Babilônia, próximo a São João Batista do Glória.

    São João Batista do Glória é uma típica cidade do interior de Minas Gerais. Com pouco mais de 7 mil habitantes e todo o acolhimento do povo mineiro, “o Glória” , como a cidade é conhecida na região, é um pedaço de terra abençoado pela natureza com trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, riachos e lagoas.

    De acordo com o Comtur, Conselho Municipal de Turismo, o município tem pelo menos 130 cachoeiras. Algumas de fácil acesso, ótimas para quem vem a passeio com a família e crianças; outras perfeitas para quem gosta de se aventurar por trilhas mais difíceis e praticar esportes radicais.

    Como fica localizada em uma região montanhosa, o Glória também possui vales e serras de beleza inigualável como o Chapadão da Babilônia e o Vale da Babilônia, de onde se pode desfrutar de um visual incrível de toda a região e também da vizinha Serra da Canastra.

    Capela em São João Batista do Glória

    A vegetação da região é típica de Cerrado, com áreas de Mata Atlântica, o que e favorece o contato com uma rica variedade de plantas e flores, algumas de espécies pouco conhecidas.

    O município possui várias pousadas aconchegantes e com infra-estrutura completa. Para os passeios em trilhas é aconselhável que o visitante contrate o serviço de um guia para evitar contratempos.

    Cachoeira Maria Augusta

    O Paraíso Perdido é um dos principais atrativos do município. Trata-se de um complexo de cachoeiras com água cristalina, piscinas e pedras que formam tobogãs naturais. O local possui ainda infra-estrutura com banheiros, área de camping e um restaurante com comida típica mineira. Além disso, é bem sinalizado com orientações para a segurança dos visitantes. O acesso ao Paraíso Perdido é pela Rodovia MG-050, próximo ao km 315 (placas no local).
    Pela mesma MG-050 o visitante pode chegar às cachoeiras do Filó e Cascata. A cachoeira do Filó fica praticamente às margens da rodovia, próxima ao km 300. Já para chegar à Cascata e mesmo ao Paraíso Perdido, é preciso percorrer pequenos trechos de estradas de terra.

    Artesanato local

    Para chegar em São João Batista do Glória, é preciso atravessar de balsa um trecho do Rio Grande, em um trajeto tranqüilo que já é um bom começo de passeio.

    O Glória está localizado às margens do Rio Grande, próximo à Usina Hidrelétrica de Furnas. A cidade surgiu há quase dois séculos, com a construção de uma capela dedicada a São João Batista, da igreja da Glória, em terras doadas pela família Goulart, fundadora do povoado. O nome oficial foi adotado em 1911.

    Passeio de jipe no Glória.

    São João Batista do Glória faz parte do circuito turístico da Serra da Canastra e está entre os que podem ser atingidos pela ampliação do Parque Nacional da Serra da Canastra.

    Apesar do grande potencial turístico, São João Batista do Glória ainda é uma cidade pequena e tranqüila. Por isso mesmo, atraente, perfeita para quem busca interação com a natureza. No Glória é possível encontrar sossego e aventura na mesma proporção.

    Como chegar
    Para quem vem do sentido de Belo Horizonte (362 km) pela MG-050, seguir até 5 km depois da Usina Hidrelétrica de Furnas. Depois pegar à direita uma estrada de terra até São João Batista em um percurso de 19 km (há sinalização).

    De São Paulo (415 km), pela Rodovia Bandeirantes ou Anhangüera até Campinas e depois pela Adhemar de Barros até Mococa. Seguir em direção a Belo Horizonte e entrar em Passos. Atravessar a cidade até a rua Barão de Passos e seguir em direção ao Porto do Glória, onde é feita a travessia de balsa. O aeroporto mais próximo fica em Ribeirão Preto (180 km).

    Veja detalhes de como chegar a São João Batista do Glória

    HOSPEDAGEM

    Pousadas Urbanas

    Pousadas Rurais

    4 comentários:

    Anônimo disse...

    Gostaria muito de conheçer, e quem sabe viver por aí.

    Gostaria de saber quanto custa um terreno em São João Batista da glória.

    Eduardo do Rio de Janeiro.

    Anônimo disse...

    Gostaria de Conheçer São Batista do Glória e quem sabe viver por aí.

    Por favor quanto custa um terreno, casa por aí.

    Eduardo do Rio de Janeiro .

    eduardoteixeirapinto@hotmail.com

    Julianne disse...

    Por favor eu quero viver ai, meu email é julianne@takenet.com.br, este é o paraiso, gostaria de saber se tem demanda de emprego, se vc pode me da algum site de imobiliaria. Eu to apaixonada pela cidade, é tudo que sempre quis pra minha vida. Entra no meu orkut para conhecer um pouco da minha familia. Eu quero ir para sua cidade.

    Prazer em te conhecer, sei que seremos grandes amigos. meus parabesn sua cidade é tudo de bom.
    Observação: eu to falndo serio eu quero morar ai, esta é a cidade dos meus plano.

    Bjs

    Julianne disse...

    Por favor eu quero viver ai, meu email é julianne@takenet.com.br, este é o paraiso, gostaria de saber se tem demanda de emprego, se vc pode me da algum site de imobiliaria. Eu to apaixonada pela cidade, é tudo que sempre quis pra minha vida. Entra no meu orkut para conhecer um pouco da minha familia. Eu quero ir para sua cidade.

    Prazer em te conhecer, sei que seremos grandes amigos. meus parabesn sua cidade é tudo de bom.
    Observação: eu to falndo serio eu quero morar ai, esta é a cidade dos meus plano.

    Bjs