Se falando de festança , é bom lembrar São João Batista do Glória, lugar encantado entre serras e rios, com inúmeras raridades.
Nos anos seguintes a festa passou a ser realizada ao lado do campo Leônidas Benedito ferreira, onde teve o apoio da prefeitura municipal, tendo o show de rio negro e Solimões como um dos grandes shows já realizado na cidade
Já no ano de 1997 a festa passou a ser realizada no hoje parque de exposições Antonio Abílio soares, que na época era um enorme terreno onde se realizava as apresentações, normalmente acontecia do mês de julho, era cercado por latões e taboas, e nesse mesmo ano a organização ficou por conta do sindicato dos produtores rurais com o apoio da prefeitura.
E neste ano indo para a 5ª Expo Glória a cidade conta com um parque de exposições amplo e moderno onde acontece a exposição agropecuária todos os anos recebendo pessoas de toda a região.
Graças ao senhor Luiz é que temos essa festa, se não fosse a iniciativa dele, nos dias de hoje estaríamos bem atrasados, com isso o evento evoluiu bastante, pois já conseguimos bastante experiência, comenta Francisco de Assis (Chiquinho),48.
E não podemos deixar de mencionar as festas nas comunidades rurais, principalmente no bairro rural das taboas e esmeril, que tem a chegada da folia de reis, onde é celebrada com um grande almoço, e a noite tem shows, com leilões, quermesse e muito mais, festa essa que todos os anos esta lotada, com pessoas da própria zona rural e da cidade, que vão em inúmeros ônibus disponíveis para levá-los.
E já falando de festa junina, uma vez que a maior festa de são João do mundo é realizada em Campina grande na Paraíba, São João Batista do Glória não deixa a desejar, na cidade, por muitos anos se realizou uma das mais bem montadas festas típicas da região, que contava com todos os seus atributos, comidas típicas como Canjica, bolo de fubá, pau a pique, quentão, pipoca, maçã do amor, entre outros pratos regionais, que lógico, estão presentes em todas as festividades espalhadas país adentro.
Antigamente, costumava-se soltar balões nessa época do ano, mas devido os incêndios que eles podem provocar, é aconselhável se divertir com os fogos de artifício (sempre com cuidado). E nessa época do ano que sem querer afloramos nossas raizes de vários povos que marcaram a nossa história. Dos portugueses nós herdamos muito, comidas (como arroz doce), a festa em si, a religião, algumas danças como a dança das fitas. Dos franceses herdamos a quadrilha com passos e marcações inspirados na corte européia. Dos índios o gosto por alimentos como mandioca, milho. Dos africanos danças, comidas.
É difícil separar as influências que sofremos pois somos o resultado de tudo isso, da mistura de povos e tradições. E voltando a lembrar de nossa região, mais precisamente de São joão Batista do glória, é sempre bom lembarar que São João é o padroeiro da cidade, onde o mesmo é lembrado no nome do municipío.
A ultima festa junina realizada na cidade foi no ano de 2004 por iniciativa do (COMUTUR), Conselho Municipal de Turismo, que existe na cidade a 12 anos com o objetivo de Estimular o desenvolvimento de novas atividades econômicas, instigando o aproveitamento dos recursos naturais e culturais
E esse ano terá uma nova edição dessa festa que já foi bem tradicional na cidade e que é esperada por toda a população - “A receptividade que estamos tendo tem sido muito boa, várias pessoas nos parabenizam pela iniciativa, e muitas pessoas estão nos ajudando na preparação da festa, com brindes, com trabalho na confecção de bandeirinhas e outros adornos de decoração, diz Ricardo Godinho, presidente do COMTUR”.
As crianças e jovens são o mais entusiasmado, por estarem alguns pela primeira vez a presenciar e conhecer toda a comemoração, que este ano ocorrerá dos dias 18 a 21 de junho. Já para os mais velhos a festa é uma ótima oportunidade de recordar os bons tempos, quando quase toda a cidade se reunia na praça para comemorar a data, trocando correio elegante, ouvindo boa musica, bebendo quentão, se deliciando com típicas refeições, e se esquentando nas enormes fogueiras, lembra Lélia Aparecida, 45.
È fácil perceber que toda a população esta animada com a festa, Amanda, 8, diz que não vê a hora do dia das festas chegar para por sua roupa de festa juninha.
0 comentários:
Postar um comentário