Para se ter uma ideia do quanto a cidade avançou nessa área, as UTCs vêm se desenvolvendo no Brasil desde 1969. Mas segundo informações de 2008, dos Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades, apenas 7dos municípios brasileiros possuem programa de coleta seletiva. Seria o mesmo que dizer que 405 municípios, com 26 milhões de habitantes, praticam a coleta atualmente no país.
A cidade do Glória vem desenvolvendo há algum tempo a conscientização da população para que as pessoas possam separar os materiais em casa, e assim facilitar o trabalho das operadoras da triagem. Um convenio entre a prefeitura e a Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos) trouxe alunos do curso de Engenharia Ambiental que foram de porta em porta incentivando e explicando a necessidade da separação para a ajuda ao meio ambiente.
Segundo Marcelo dos Reis, coordenador da UTC, o trabalho vem dando resultados significativos. Na unidade gloriense, além do material reciclado, são separados restos de alimentos, frutas e verduras, que passam por um tratamento para virarem adubo orgânico para depois serem aproveitados nos jardins e praças da cidade a fim da fertilização da terra.
Rotina
Durante oito horas diárias, as funcionárias trabalham na separação dos materiais. Elas revelam que muitas já passaram mal por causa do cheiro muito forte e por já terem encontrado carniças e vários animais em decomposição, entre outras coisas.
Aparecida Clarinda Pereira, 51, trabalha na UTC há quatro anos. Ela comentou que depois da divulgação e do trabalho desenvolvido pela parceria, o lixo começou a chegar mais selecionado na usina, o que facilita o trabalho e a arrecadação, uma vez que o salário é proveniente da venda dos materiais recicláveis.
Ao ressaltar que o trabalho é muito importante para a cidade, o coordenador Marcelo dos Reis diz que a cidade produz uma média de 90 mil quilos de lixo mensalmente. A cada 12 dias saem aproximados 18 mil quilos de material reciclável contribuindo de forma significativa com a preservação ambiental. (Fotos: Danilo Soares)
0 comentários:
Postar um comentário