glória gloria3 gloria4 Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

A Canastra da Serra e a Babilonia do Vale

  • 5 de nov. de 2009
  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores: , , , , , , , , , , , , , ,

  • Serra da Canastra / Vale da Babilonia - São João Batista do Glória - MG - Brasil





    A região da Serra da Canastra, localizada no sudeste de Minas Gerais, é importantíssima na conservação da biodiversidade e mundialmente famosa por apresentar as nascentes do Rio São Francisco. Parte de suas terras é protegida pelo Parque Nacional da Serra da Canastra desde 1972. Devido à expansão econômica da região naquela época e à pressão política e econômica, 2/3 desta área nunca foram regulamentados, ou seja, apenas aproximados 71.500 hectares foram desapropriados e são hoje efetivamente protegidos.




    Estudos apontam que os quase 130.000 hectares que hoje pertencem às famílias locais são áreas essenciais para a recarga de águas que chegam até o sudeste e nordeste brasileiro (bacias do São Francisco e do Paraná) bem como para a manutenção da vida silvestre regional. São serras e vales que combinam belas paisagens compostas por ambientes frágeis e espécies raras, ameaçadas e que não existem em lugar outro no mundo. São ecossistemas sujeitos a ocupação e exploração humana em vários graus. Uma mescla de atividades conduzidas pelas mãos dos pequenos sitiantes – respeitosas à preservação das águas, fauna, flora - com outras de exploração comercial, com interesses econômicos que vão além das cifras que os produtores da serra estão acostumados a tratar. São interesses de grandes pecuaristas do norte do Estado de São Paulo, do Triângulo Mineiro, de Goiás, que se aproveitam das dificuldades dos moradores locais para comprar suas terras e transformar todo o sistema frágil. Ainda temos na região um interesse infindável por parte de empresas mineradoras de quartzito (pedra mineira) e diamante.

    Com Informações "Instituto Pró-Carnívoros"



    Cachoeira Casca D'Anta


    Símbolo da nascente do Rio São Francisco no Parque Nacional da Serra da Canastra
    Na região de Franca existem várias opções de lazer ideais para o período de férias, entre elas as estâncias hidrominerais de Termópolis. O sossego das montanhas, o apelo cultural das velhas casas de fazenda e as propriedades medicinais das águas termais, aliados à várias opções de passeios são alguns dos atrativos deste lazer.



    conheça mais


    + Cachoeira Casca D'Anta




    Nos limites do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce, o rio São Francisco percorre cerca de 14km até atingir a escarpa da Serra da Canastra, onde forma sua primeira cachoeira, a Casca D'Anta. O nome Casca D'Anta vem de uma espécie de árvore conhecida popularmente como Casca de Anta (Drymis brasiliensis) que antigamente ocorria nas proximidades da cachoeira.

    Com uma queda de quase 200m de altura, é uma das mais altas do Brasil. Na época das chuvas mais intensas, de dezembro a fevereiro, o barulho da cachoeira pode ser ouvido a quilômetros de distância.


    VEJA AS DISTÂNCIAS


    São Roque de Minas - MG   à

    Araraquara 390 km

    Araxá 220 km

    Belo Horizonte 320 km

    Brasília 840 km

    Campinas 440 km

    Divinópolis 210 km

    Formiga 130 km

    Franca 200 km

    Passos 145 km

    Piumhi 60 km

    Ribeirão Preto 310 km

    Rio de Janeiro 620 km

    Santos 600 km

    São Paulo 530 km

    Uberaba 350 km

    Uberlândia 410 km
    *Aproximadamente"


    Como chegar até no Parque Nacional da Serra da Canastra:



    •• Belo Horizonte: BR262 sentido triângulo mineiro - MG050 à partir de Juatuba, sentido Passos, passando por Itaúna, Divinópolis, Formiga, Pimenta, até Piumhi - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.

    •• São Paulo: SP348 até Campinas - SP340 até Mococa - Estrada secundária até São Sebastião do Paraíso - MG050 até Piumhi (passando por Passos) - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.


    •• Rio de Janeiro: Seguir pela DUTRA até Engenheiro Passos (depois de Resende), dai seguir por estradas secundárias passando por Itamonte, Pouso Alto, Caxambu, Cambuquira, Três Corações, Varginha, Paraguaçu, Alfenas, Areado, Alterosa, Carmo do Rio Claro, Alpinópolis - MG050 à direita até Piumhi - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.

    •• Araxá: Seguir pela MG428 em direção a Sacramento - Entrar à esquerda em estrada secundária para Tapira - Estrada de terra que corta o Parque Nacional da Serra da Canastra (aprox 85km).

    •• Uberaba: Seguir até Araxá ou então Seguir até Sacramento - 20km depois entrar à Direita na estrada que corta o Parque Nacional da Serra da Canastra (mais de 100km de terra).

    •• Ribeirão Preto: SP334 até Batatais - SP351/MG050 até Piumhi (passando por São Sebastião do Paraíso e Passos) - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.

    •• Franca: Seguir por estradas secundárias até Itaú de Minas - MG050 até Piumhi (passando por Passos) - Atravessar Piumhi - Estrada secundária de 62km sendo 32km de terra.

    •• Goiânia: BR153 até Itumbiara - BR452 até Tupaciguara - Estrada secundária até Uberlândia - BR452 até Araxá - Seguir indicações desta cidade.

    •• Brasília: BR040 até Uberlândia - BR452 até Araxá - Seguir indicações desta cidade.

    •• Montes Claros: BR135 até entroncamento com BR040 - Entrar à direita e seguir por cerca de 10km até o entroncamento com estrada para Pompéu - Seguir até Bom Despacho passando por Martinho Campo - BR262 até trevo para Córrego Danta - Entrar à esquerda e seguir até Bambui - Atravessar a cidade e seguir por estrada secundária sendo 17km de asfalto e 40km de terra.





    São João Batista do Glória tem feriado movimentado por turistas.

  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores: , , , ,
  • Escrito por Cássio Henrique/Rádio Colina Fm




    Comprovando a necessidade da Ponte que ligará Passos à São João Batista do Glória, foi registrado um movimento intenso nas balsas que ligam as duas cidades através do Rio Grande neste feriado prolongado.

    Além do acesso por balsa, muitos turistas preferiram aumentar a distância e utilizar os acessos de estrada de terra para chegar até a cidade das cachoeiras.

    O final de semana prolongado teve uma grande movimentação de turistas em São João Batista do Glória. A maioria dos turístas, do interior paulista e grandes centros, procuraram a pacata cidade em busca de tranquilidade e contato com a natureza.

    Os 3 acessos para chegarem no Glória foi movimentado nos 3 dias. No porto, mesmo com a operação das 2 balsas, as filas ultrapassaram 1km, uma verdadeira prova de paciência debaixo de sol forte e muita poeira para fazer a travessia do Rio Grande. Segundo informações de Josias Garcia – Coordenador do Departamento de Transporte Fluvial de São João Batista do Glória, passaram no final de semana pelas balsas 2668 automóveis utilitários, 535 motocicletas e 52 automóveis/reboque com motocicletas.


    Com esses dados ele disse ainda que uma média de 12% optaram pelos outros acesso, como estrada Glória/Furnas e Glória/Delfinópolis no caminho de volta para casa.São João Batista do Glória que é considerado uma cidade turística com muitas cachoeiras, trilhas e tem um povo acolhedor tanto na zona urbana quanto na zona rural, principalmente nas pousadas onde se torna os pontos mais movimentados nos feriados nacionais.



    Do seu lado

  • 4 de set. de 2009
  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores: , , , , , , ,
  • ... passamos boa parte de nossa vida a procura, de algo, que nos possa completar, nos fazer feliz, e alguém que complete uma só coisa, nosso sentido de viver, transcendemos nossos caminhos acreditando e confiando em uma força onipotente, onipresente, a quem sempre rogamos na hora do desespero. Nossos sonhos são complementos de nossa coragem em caminhar em busca de algo que nos fará alguém melhor, que nos Dara o caminho certo da estrada a ser seguida. Busquemos nos caminhos mais tortuosos seguidos por Jesus, que hoje alcançou a nossa salvação, e que nos fez para sorrir, por isso acredito que sempre estaremos em bons caminhos; só não podemos ser fracos e incrédulos. Cada vez mais que buscar mais difícil será, por uma passagem na bíblia que diz que há hora para tudo. O arrependimento pelo que você não fez não vale apena, muitos menos em algo ou alguém que você quis colocar a culpa de sua criação e dividir os pesos de sua alma. Personalidade, conhecimento e principalmente calma. Apaixonar, essa é a palavra, mas cuidado, caminhos fáceis, levam a poucas coisas; Tenho pena dos incrédulos que acreditam ao contrario. Por que olhar ao longe se como diz Nando reis “O amor pode estar ao seu lado”. Confesso, errei, pensei de mais, pouco cuidei de quem temos que realmente que amar. Bobos os que sonham antes de dormir, não sabem o tão quanto é bom lembrar de momentos inesquecíveis, quando repousamos sobre um mar de nuvens que vêem nos levar para os mais diversos momentos vividos, e é ainda melhor quando também recordamos os momentos difíceis, pois deles tiramos os pedaços para montar um novo caminho. Correr e estar atrás de novos horizontes; e a propósito, é o que eu vou fazer agora...fui.....

    Danilo Soares 04 de setembro de 2009

    São João Batista do Glória, tradições culturais e naturais.

    Se falando de festança , é bom lembrar São João Batista do Glória, lugar encantado entre serras e rios, com inúmeras raridades.

    E se lembrando de festas típicas em São João Batista do Glória, é sempre bom citar a festa do peão, ou rodeio, como é chamado na cidade, festa que surgiu por volta de 1989 em uma antiga quadra localizada abaixo da escola estadual, era um evento simples , onde nem show havia, e só tinha montaria nos animais do senhor Luiz boiadeiro da cidade de itamogi, ele ia cidade a negocio decidiu juntamente com alguns moradores de São João batista do glória realizar o evento.
    Nos anos seguintes a festa passou a ser realizada ao lado do campo Leônidas Benedito ferreira, onde teve o apoio da prefeitura municipal, tendo o show de rio negro e Solimões como um dos grandes shows já realizado na cidade

    Já no ano de 1997 a festa passou a ser realizada no hoje parque de exposições Antonio Abílio soares, que na época era um enorme terreno onde se realizava as apresentações, normalmente acontecia do mês de julho, era cercado por latões e taboas, e nesse mesmo ano a organização ficou por conta do sindicato dos produtores rurais com o apoio da prefeitura.
    E neste ano indo para a 5ª Expo Glória a cidade conta com um parque de exposições amplo e moderno onde acontece a exposição agropecuária todos os anos recebendo pessoas de toda a região.
    Graças ao senhor Luiz é que temos essa festa, se não fosse a iniciativa dele, nos dias de hoje estaríamos bem atrasados, com isso o evento evoluiu bastante, pois já conseguimos bastante experiência, comenta Francisco de Assis (Chiquinho),48.
    E não podemos deixar de mencionar as festas nas comunidades rurais, principalmente no bairro rural das taboas e esmeril, que tem a chegada da folia de reis, onde é celebrada com um grande almoço, e a noite tem shows, com leilões, quermesse e muito mais, festa essa que todos os anos esta lotada, com pessoas da própria zona rural e da cidade, que vão em inúmeros ônibus disponíveis para levá-los.
    E já falando de festa junina, uma vez que a maior festa de são João do mundo é realizada em Campina grande na Paraíba, São João Batista do Glória não deixa a desejar, na cidade, por muitos anos se realizou uma das mais bem montadas festas típicas da região, que contava com todos os seus atributos, comidas típicas como Canjica, bolo de fubá, pau a pique, quentão, pipoca, maçã do amor, entre outros pratos regionais, que lógico, estão presentes em todas as festividades espalhadas país adentro.

    Antigamente, costumava-se soltar balões nessa época do ano, mas devido os incêndios que eles podem provocar, é aconselhável se divertir com os fogos de artifício (sempre com cuidado). E nessa época do ano que sem querer afloramos nossas raizes de vários povos que marcaram a nossa história. Dos portugueses nós herdamos muito, comidas (como arroz doce), a festa em si, a religião, algumas danças como a dança das fitas. Dos franceses herdamos a quadrilha com passos e marcações inspirados na corte européia. Dos índios o gosto por alimentos como mandioca, milho. Dos africanos danças, comidas.
    É difícil separar as influências que sofremos pois somos o resultado de tudo isso, da mistura de povos e tradições. E voltando a lembrar de nossa região, mais precisamente de São joão Batista do glória, é sempre bom lembarar que São João é o padroeiro da cidade, onde o mesmo é lembrado no nome do municipío.
    A ultima festa junina realizada na cidade foi no ano de 2004 por iniciativa do (COMUTUR), Conselho Municipal de Turismo, que existe na cidade a 12 anos com o objetivo de Estimular o desenvolvimento de novas atividades econômicas, instigando o aproveitamento dos recursos naturais e culturais
    E esse ano terá uma nova edição dessa festa que já foi bem tradicional na cidade e que é esperada por toda a população - “A receptividade que estamos tendo tem sido muito boa, várias pessoas nos parabenizam pela iniciativa, e muitas pessoas estão nos ajudando na preparação da festa, com brindes, com trabalho na confecção de bandeirinhas e outros adornos de decoração, diz Ricardo Godinho, presidente do COMTUR”.

    As crianças e jovens são o mais entusiasmado, por estarem alguns pela primeira vez a presenciar e conhecer toda a comemoração, que este ano ocorrerá dos dias 18 a 21 de junho. Já para os mais velhos a festa é uma ótima oportunidade de recordar os bons tempos, quando quase toda a cidade se reunia na praça para comemorar a data, trocando correio elegante, ouvindo boa musica, bebendo quentão, se deliciando com típicas refeições, e se esquentando nas enormes fogueiras, lembra Lélia Aparecida, 45.
    È fácil perceber que toda a população esta animada com a festa, Amanda, 8, diz que não vê a hora do dia das festas chegar para por sua roupa de festa juninha.

    O impossível

  • 7 de jan. de 2009
  • Danilo José Soares Marques
  • Marcadores: , ,
  • O impossível

    O impossível para quem nasce e andar, falar, em fim, sobreviver. O impossível para um deficiente é possivelmente andar, mais quem sou eu para julgar o impossível de cada um, às vezes eles nem o tem, mais sempre acreditam na possibilidade de um talvez, porque será, por terem vontade, de simplesmente sonhar e acreditar que algo melhor poderá existir. O impossível, será que ele existe mesmo, não para pensar, não pense sem parar, confie, estabilize, pois assim como na natureza nada se modifica tudo se transforma, e é preciso cada vez mais sonhar, acreditar que é possível sim nunca desistir e sempre recomeçar tudo de novo, posso tomar como um exemplo meio doido, mais que é um ótimo exemplo de superação, do jogador Ronaldo, que após varias lesões no joelho, tinha tudo para parar e desistir, tomos também as inúmeras pessoas que perderam todos os seus bens nas enchentes em Santa Catarina e mesmo assim pelo o que acompanhamos pela televisão, muitos falaram em confiar em Deus e começar tudo de novo, pois a vida continua, não para pensarmos.
    Tem uma frase muito bonita que é mais ou menos assim “O impossível, meus amigos, só existe na cabeça dos acomodados”.
    Caros amigos e amigas, não deixem de fazer as coisas de acordo com o seu tempo, mais também não esperem o tempo, pois nunca sabemos que hora que ele vai passar e nos levando párea bem longe, aproveite todos os momentos, caminhe sem parar, viva, curta, sonhe, realize, festeje, a nossa vida esta simplesmente em nossas mãos e de mais ninguém, não espere nada vir, vá atrás, mentalize, quem sabe não se realize. Vive, pois “ONTEM É HISTÓRIA. O amanhã é um mistério, o hoje é uma dádiva”.


    Edição especial "Histórias de Brasil"

    "Hisórias de Brasil" Aguardem.......

  • 5 de jan. de 2009
  • Danilo José Soares Marques
  • "Clique nas imagens para ampliar"

    Informações da cidade

  • Danilo José Soares Marques
  • " Clique na imagem para ampliar"


  • 4 de jan. de 2009
  • Danilo José Soares Marques
  • Vem ai "Historias de Brasil"
    Aguardem....